UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Reitor
José Ivonildo do Rêgo
Ângela Maria Paiva Cruz
Pró-Reitora de Pesquisa
Maria Bernadete Cordeiro de Sousa
Pró-Reitora de Pós-Graduação
Edna Maria da Silva
Pró-Reitora de Graduação
Virgínia Maria Dantas de Araújo
Pró-Reitor de Extensão
Cipriano Maia de Vasconcelos
Pró-Reitor de Planejamento e Coordenação Geral
João Emanuel Evangelista de Oliveira
João Batista Bezerra
Pró-Reitor de Recursos Humanos
João Carlos Tenório Argolo
Secretário para Assuntos Estudantis
Ranke dos Santos Silva
Secretária de Ensino à Distância
Vera Lucia do Amaral
Superintendente de Comunicação Universitária
Josimey Costa da Silva
Superintendente de Infra-estrutura
Gustavo Fernandes Rosado Coelho
Superintendente de Informática
Aluísio Ferreira da Rocha Neto
COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenação Central Prof. Cipriano Maia de Vasconcelos Secretaria Bolsista Isadora Honória Campos Coordenação Cultural Coordenação de Comunicação Coordenação Científica |
Coordenação de Editoração e Impressão Coordenação de Infra-estrutura Sub-Coordenação da Mostra da Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura |
APOIOS E PARCERIAS
APOIOS
SERVIÇO BRASILEIRO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA - SEBRAE
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF
BANCO SANTANDER/BANESPA
BANCO DO BRASIL - BB
PARCERIAS
PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL/SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO DE AMPARAO À PESQUISA DO RN - FAPERN
INSTITUTO EUVALDO LODI - IEL
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE
COMANDO DO III DISTRITO NAVAL
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - TRE
CENTRO DE LANÇAMENTO DA BARREIRA DO INFERNO - CLBI
APRESENTAÇÃO
As universidades públicas brasileiras respondem por mais de 90% da produção científica do país, sendo responsáveis, na região Nordeste, por 95% dos cursos de Mestrado e Doutorado. Numa sociedade tão desigual como a nossa seu papel é fundamental, portanto, para a democratização do conhecimento, para a diminuição das desigualdades regionais, para a promoção do futuro, tendo em vista a sustentabilidade e a cidadania.
Nesta perspectiva, a SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UFRN – CIENTEC - vem consolidando-se como um evento de grande importância, tanto para a comunidade acadêmica quanto para toda a sociedade do estado do Rio Grande do Norte. Este evento constitui uma oportunidade ímpar para que a UFRN se mostre viva e atuante, atenta ao cumprimento de suas responsabilidades de natureza social, ativa nas grandes questões e projetos locais e regionais, procurando, cada vez mais, divulgar conhecimentos e exercer seu papel de promotora de ações que conduzam a uma sociedade mais democrática, mais justa e mais solidária.
Trata-se de um evento de grande complexidade, que envolve toda a comunidade acadêmica e diversos setores da sociedade, em número significativo, exigindo uma atenção muito especial no decorrer de sua realização. Ao longo de uma semana, professores, estudantes e funcionários das Unidades Acadêmicas e da Administração Central, integrados com representantes do empresariado, de movimentos sociais e de órgãos governamentais etc., se esmeram na preparação e apresentação de uma mostra de sua produção em ensino, pesquisa e extensão, bem como na promoção de debates a respeito dos desafios que lhe são postos com vistas a manter o papel historicamente assumido pela UFRN, desde a sua criação, em 1958, de protagonista nas ações para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e da região Nordeste.
Neste ano de 2007, em sintonia com a temática definida para a Semana de Ciência e Tecnologia do MCT – Terra -, o tema escolhido para a CIENTEC sugere uma ampla reflexão a respeito da articulação entre a produção de conhecimento que se dá no interior da Universidade e as questões relativas ao ambiente, que incidem diretamente sobre a qualidade da vida da população. Ressalte-se a problematização das condições de desenvolvimento do semi-árido nordestino, das energias renováveis, da água, do meio-ambiente, enfim, das oportunidades de crescimento e de afirmação cultural postas à disposição dos homens e mulheres da região. Busca-se, assim, enfatizar o papel protagônico da UFRN no processo de construção do futuro do estado e da região.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
XIII Cientec - Todos os Direitos Reservados
|