A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ao longo de seus 50 anos de existência, tem na interface com a sociedade um dos principais fundamentos de suas atividades científicas, tecnológicas e culturais. Essa interface é explicitada em um dos seus princípios norteadores, que é “o desenvolvimento cultural, artístico, tecnológico e sócio-econômico do Estado, da Região e do País” (inciso x, art. 3º, Res. nº 015/97 – CONSUNI). Há 15 anos, a UFRN vem realizando a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC, mobilizando a comunidade universitária em torno das atividades de ensino, pesquisa, extensão e produção cultural, garantindo a divulgação dos seus resultados e produtos, num grande espaço de interação entre a comunidade interna e externa.
Em sua trajetória de árduo trabalho e inovações, como um grande tear entrelaçam-se eventos institucionais específicos, apresentação e avaliação de trabalhos de iniciação científica, exposição tecnológica, oficinas, cursos de extensão e mini-cursos, espetáculos musicais, dança, teatro, circo, folclore, exposições de artes plásticas, fotografia, artesanato e outras manifestações culturais desportivas e lúdicas, num diálogo de saberes que vai se incorporando cada vez mais à cidade de Natal e aos demais municípios do Estado e Região.
Desde a sua primeira edição, em 1995, a CIENTEC tem envolvido importantes nomes dos meios científico, cultural e artístico, além de dirigentes e representantes de órgãos e setores de formulação e execução de políticas públicas, empresários, líderes e dirigentes de organizações não governamentais e comunitárias, professores, técnicos e alunos da UFRN, em torno de atividades com o propósito inovador de dar visibilidade, divulgar e abrir perspectivas de outras interações entre a Universidade e seus parceiros públicos, privados e a sociedade local.
Sob a marca da CIENTEC, inúmeros eventos, de natureza acadêmica, que envolvem, não apenas a comunidade universitária, mas também segmentos sociais não formalmente vinculados à instituição, como professores e estudantes das redes públicas e privadas, empreendedores locais e pesquisadores de outras instituições. Durante uma semana, circulam pessoas das mais diversas faixas etárias e camadas sociais, estudantes e professores das redes de ensino de Natal e do Rio Grande do Norte, visitando a UFRN e tendo acesso às sínteses do que é produzido cotidianamente na instituição.
Além dessa dimensão, a CIENTEC é marcada pela sua programação cultural, cuja versatilidade e riqueza são dadas não apenas pela produção que se gesta dentro da Universidade, como também pela abertura que o próprio evento tradicionalmente dá em relação às manifestações e expressões que emergem e ultrapassam suas paredes, em todos os âmbitos culturais.